A masbaha é apenas um instrumento de contagem. Tanto faz usar as contas, um cordão com nós ou as falanges dos dedos da mão direita (método muito recomendado). Muitos evitam fazer o dhikr (Memorização do Alcorão) com a masbaha para que esta não se transforme num amuleto, de forma a confundir o objeto com o ato da devoção. Além disso, nós muçulmanos não usamos a masbaha em volta do pescoço porque isso pode desvirtuar sua função, que não é de ornamento, nem de proteção.
A masbaha é um instrumento que ajuda na repetição dos 99 nomes de Deus ou das palavras mais queridas para Deus, o tasbeh: “Subhana Allah, Alhamdu Lil-lah, La Ilaha Il-la Allah, Allahu Akbar” (Quão perfeito é Allah, não há divindade real a não ser Allah, Louvado seja Allah, Allah é o Maior, etc).
A masbaha é constituído por 99 "contas" e geralmente está dividido em 3 de 33 contas. Muito usado na Salah (Oração) para dizer 33 vezes SubhaAnAllah (Glorificado é Allah), 33 vezes Alhamdulillah (Todos os louvores são para Allah), 33 vezes Allahu Akbar (Deus é o maior). Totalizando-se assim, 99 contas= 33 + 33 + 33. E assim diz-se os 99 nomes de Allah.
-A saudação com "Assalamu Aleikum" é vista como boa ação no Islam: Abdullah Ibn Amr narrou que um homem perguntou ao Profeta (saws): "Quais os melhores tratamentos islâmicos?"
O Profeta disse: "Alimentar as pessoas, saudar quem você conhece e quem você não conhece." (Bukhari)
-Essa é uma obrigação à ser seguida por nossos irmãos e irmãs Muçulmanos: Abu Huraira relatou que o Profeta (saws) disse : "Seis são os direitos de um muçulmano sobre outro: Quando ele te cumprimentar, cumprimente-o; Quando ele te convidar para comer, aceite; Quando ele pedir um conselho, aconselhe-o, Quando ele espirrar e dizer: Alhamdulillah (Todos os louvores a Allah), você diz: Rahamuk Allah (Que Allah te perdoe); quando ele estiver doente visite-o e quando ele morrer, siga seu funeral." (Muslim)
No Alcorão e em muitos Ahadith (ditos do Profeta) a importância do cumprimento no Islam com "Assalamu Aleikum" é muito enfatizado. Essa maneira de cumprimentar não tem sua origem nas revelações do Alcorão ao Profeta Mohamad (saws), mas sim com Adão (as). Allah ensinou a ele como cumprimentar, e assim todos os seus descendentes seguiriam seu exemplo, assim tem uma grande enfâse na importância do cumprimento islâmico no dia-a-dia de todos muçulmanos.
No Alcorão, nós também aprendemos o significado na Surata "An-Nisa´a" verso 86: "Quando vocês forem saudados com um cumprimento, cumprimente de volta com um cumprimento melhor, ou igual. Allah leva em conta todas as coisas "
Observação:
-Há várias formas de se escrever "Assalamu Aleikum", como "Salam Alaikum", "Salam Aleykum", etc, mas o que importa mesmo é a pronúncia correta.