domingo, 18 de março de 2012

Liberdade no Islam e na democracia


Não há nenhuma palavra que as nações tenham clamado mais e que tenham desejado ardentemente em seus corações do que Liberdade. As pessoas tem feito discurssos, escrito livros, colunas em jornais ...Bandeiras foram levantadas clamando por ela, fizeram-lhe um objetivo para o qual todas as outras questões pudessem ser sacrificadas. Em muitas ocasiões, as pessoas têm sutilmente chamado por ela ao mesmo passo que desconhecem o que desejava obter a partir dela.


Assim permaneceu, até que esta se tornou o meio pelo qual os políticos atingiram os seus objetivos políticos e interesses pessoais, e usou sua busca aparente para atrair a atenção das pessoas e ganhar seu apoio. Em muitos casos, essa busca da liberdade reivindicada tornou-se um meio e uma justificativa para destruir qualquer liberdade real e guerras salariais contra muitas nações.

A democracia soa como se fosse o caminho para alcançar essa liberdade, porque esta é fundada na liberdade, assim, os defensores desta ideologia criaram um sistema democrático obrigatório para conseguir a liberdade. Eles argumentam que uma leva à outra, e deve existir para a outra também existir, portanto, aquele que ama a liberdade deve buscar a democracia e amá-la, e vice-versa. Essas pessoas também afirmam que, quem odeia a democracia é um inimigo e consequentemente também um inimigo da liberdade.

As perguntas que surgem aqui são: a democracia (como praticada pelos países ocidentais) verdadeiramente alcançará a liberdade que a humanidade deseja e necessita? Será que se chegará ao nível de liberdade que as pessoas apreciam? Qual é o tipo de liberdade que a democracia alcançará para as nações, e onde estão os seus limites? É um americano ou um europeu verdadeiramente livre? O Islam se opõe ao princípio da liberdade ou será que o aprova e clama por ele? Se o Islam o aprova, então como lida com ele e como o Islam incentiva a praticá-lo, e quais são os tipos admissíveis de liberdade dentro das fronteiras islâmicas? Além disso, é a liberdade no Islam a mesma que na democracia, ou são diferentes? Qual das duas 'liberdades' é mais realista e que mais coincide com a liberdade procurada, a do Islam ou a da democracia?

Todas estas perguntas e muitas outras forçam uma comparação entre a liberdade de como o Islam apresenta e clama sobre isso – e como foi praticado sob o regime islâmico por mil e quatrocentos anos e ainda está sendo praticada hoje, e como a liberdade é praticada em sistemas democráticos, e como países e nações contemporâneas aderem-se a democracia?

Esta comparação deve ser feita a fim de ver qual dos dois é mais benéfico, mais realista, mais honesto e mais perto da verdade.

A mente humana limitada é o que define a liberdade na democracia e decidiu o que é bom e o que é ruim nela de acordo com o que os seus desejos e luxúrias impostos, o que implica que a liberdade em democracia torna-se limitada às vezes e amplia-se em outras, dependendo do que a decisão dos criadores sentem sobre o que é benéfico no momento.

Isto significa que as nações que praticam tais sistemas tornam-se laboratórios experimentais e estão em um constante estado de fluxo em relação ao que é permitido e o que não é.

No Islã, por outro lado, a liberdade está claramente definida e os seus limites e fronteiras foram estabelecidas por Allah sozinho, que é o Criador infalível de toda a humanidade cujas qualidades são perfeitas e não está sujeito a fraqueza, defeito ou incapacidade. Ele é Onisciente da condição de Sua criação e sabe melhor quais são as exigências e que lhes convier.

Assim, a liberdade no Islam tem uma característica distinta, que é a estabilidade - o que era permitido no Islam mil e quatrocentos anos atrás permanecerá assim até a o Dia da Ressurreição.

No Islam, cada pessoa sabe o que pode e o que não pode fazer, bem como as áreas em que há margem de manobra, de acordo com o que Allah permitiu. Além disso, a liberdade no Islam é sustentado pela justiça em última instância, porque vem de Allah, ao contrário do que é definido pela democracia, que é feita pelo homem e, portanto, falíveis e sujeitos a falhas e injustiças. Na democracia, os limites da liberdade movimenta-se dentro do círculo que foi definido pelos legisladores humanos.

Na democracia, a liberdade é o que é definido como o mal pelos legisladores humanos, que, devido ao seu limitado conhecimento e habilidades, implica a inclusão de muitos males no círculo do que é bom e permissível. Implica também que muita coisa boa é incluído no círculo do mal e proibido.

Sob a democracia, muitas coisas más foram feitas admissíveis com base na sua definição de liberdade, mas depois foram consideradas como imoral e opressora, e as levou a ser proibidas. Da mesma forma, muitos assuntos que mais tarde foram encontrados para ser benéficos foram inicialmente proibidos, e esta modificação constante faz com que o conceito de liberdade na democracia seja prejudicada e diminuída.

Por outro lado, no Islam, a liberdade é o que Allah definiu, como mal, devido ao seu conhecimento abrangente e infalibilidade. Allah só permitiu o que é bom e benéfico para a humanidade e proibiu apenas o que é mau e maléfico. Por conseguinte, o alcance da liberdade no Islam é apenas do que é bom para o que é louvável.

Liberdade na democracia só serve para escravizar as pessoas umas às outras - pessoas que deveriam na realidade ser escravas(servas) para Allah somente; a democracia leva as pessoas a estar sob o controle de outras, as quais devem ser inferiores aquelas que estão no controle, os que definem suas regras e proibem e permitem-lhes o que quiserem - tudo o que aqueles que estão sob controle podem fazer é submeter e obedecer. Que tipo de liberdade é essa que implica a escravização de outros seres humanos?

No Islam, a liberdade liberta o homem da escravidão de outros seres humanos, da escravização global para a escravidão a Allah sozinho. Alguém pode argumentar que ambas são formas de escravidão, então qual é a diferença?

- Allah é o Criador, Ele quem sustenta o homem, facilitou o universo para ele e o guiou para o caminho certo, portanto, Allah sozinho tem o direito de ser adorado e o homem deve ser grato a Ele e obedecer aos Seus mandamentos. Adorar O Criador com honra e dignidade, enquanto por outro lado, subjugado, (escravizado) por outros seres humanos que são fracos e incapazes é uma forma de opressão e castigo.

- O homem foi criado com a disposição natural de ser um escravo (servo), por isso, se ele não é um escravo de Allah, então ele certamente se tornará um escravo de outro ser humano, e este é um falso estado de relação, independentemente da forma que se assuma este status do ser humano escravizado.

- Adorar Allah representa a liberdade máxima, porque livra a pessoa de ser escravizado por outros deuses falsos. Na democracia, a liberdade coloca o homem sob variados tipos de pressões e tensões externas que o faz perder grande parte de sua liberdade de pensamento e de escolha.

Exemplos destas pressões são os meios de comunicação; a pressão de cumprir seus desejos, utilizando diferentes meios para fazê-lo; a pressão das disposições que ganham, que é uma dos maiores pressões que as pessoas enfrentam, a pressão que os políticos e líderes religiosos impõem sobre as pessoas, e como algumas dessas pessoas fabricam e alteram fatos, a pressão de entorpecentes e drogas, que estão agora generalizados, e o mais recente meio de pressão, que é a ameaça a qualquer um que se recusa a ceder às instruções que foram estabelecidas para lidar com o fenômeno do 'terrorismo', que é um meio poderoso de colocar grande pressão sobre as pessoas.

Estes tipos de pressões privam o homem de uma grande parte da liberdade de escolha, liberdade de pensamento e liberdade de adoção de pareceres que ele teria tido se essas pressões não existissem. Essas pressões privam o homem de sua liberdade, apesar da alegação de alguns de que vivem sob um "sistema livre".

Os tiranos contemporâneos não precisam se esforçar muito para conseguir o que desejam de outras nações, o que todos eles têm que fazer é aplicar algumas dessas pressões por um curto período, e com certeza, outras nações geralmente se rendem às suas solicitações. Estas pressões são referidos no Alcorão.

Allah diz :" Os que se ensoberbeceram dirão aos que foram subjugados: "Será que fomos nós que vos afastamos da boa orientação, após haver-vos chegado? Não. Mas vós próprios éreis criminosos.

E os que foram subjugados dirão aos que se ensoberbeceram: "Não. Mas vossas estratagemas, noite e dia, desgraçaram-nos quando nos ordenáveis que renegássemos a Allah e Lhe fizéssemos semelhantes." E eles guardarão segredo do arrependimento, quando virem o castigo. E nós poremos as gargalheiras nos pescoços dos que renegaram a Fé. Não serão eles recompensados senão pelo que faziam? "[Alcorão 34: 32/33]? Eles tramam continuamente, dia e noite, de uma forma que nos impede de ter uma oportunidade para fazer uma pausa e pensar corretamente, a fim de ser orientado para uma decisão.


No Islam, o homem é livre de todas as pressões externas e efeitos que podem limitar ou mesmo privá-lo de sua liberdade de escolha e decisão. O Islam liberta o homem de todas essas pressões.

Na democracia, a liberdade expõe o homem a todos os males, a corrupção, e tudo o mais que poderia arruinar seus bons costumes e de sua natureza pura, que faz com que ele seja inclinado para a agressão e anormalidade. Sua semelhança é como a de uma pessoa dirigindo um carro sem freios, que também é negligente com outros motoristas e pedestres, portanto, ele iria bater nos outros e causar muitos acidentes.

Por outro lado, no Islam, a liberdade é um motivo de adotar as melhores e as mais corteses formas de comportamento, ele não permite transgredir de nenhuma forma e preserva o homem com a saúde, a fé e o pensamento. A sua semelhança é como a daquele que dirige um carro com freios excelentes e que pára onde é presumido e somente dirige quando está seguro a dirigir.

Liberdade em democracia aparece como se fosse um dom que o homem dá a outro companheiro humano, e é como se este companheiro tivesse o direito de dar-lhe tanto quanto lhe foi dado, da forma a qual ele deseja e sempre que lhe convém. No Islam no entanto, é um direito que Allah concedeu a Seus servos, e nenhum ser humano tem o direito de privar outras pessoas, exceto por uma razão que é legislado por Allah.

As palavras de 'Umar, refletem claramente isso quando disse: "Quem te deu o direito de escravizar os outros quando eles nasceram livres?"

Esta é a liberdade na democracia e no Islam, de modo, qual é mais digna para o título?

Allah diz : " E se obedecesses a maioria dos que estão na terra, descaminhar-te iam do caminho de Allah. Eles não seguem senão conjecturas e nada fazem senão imposturar. [Alcorão 6:116]


Tradução adaptada de IslamWeb

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